10 livros de engenharia civil que você precisa conhecer!

Ao longo dos 5 anos (ou 6, ou 7…) da graduação em engenharia civil você com certeza entrou (ou ainda vai entrar!) em contato com as diferentes áreas disponíveis para o profissional – Construção Civil, Saneamento, Estruturas, Geotecnia, Pavimentação. Cada uma delas tem seus desafios específicos e é sempre bom aprender um pouco mais sobre cada um desses temas.

Então, se você acabou de entrar na Engenharia Civil ou se você já é um engenheiro(a) calejado(a), role para baixo e continue lendo esse artigo! Destacamos 10 livros essenciais para conhecer cada uma dessas áreas e usar como referências para os estudos e trabalhos! 

Vamos conhecê-los?

A apresentação dos livros será feita por agrupamento de áreas e uma breve sinopse de cada um. Esses livros contemplam a área Estrutural, Orçamentária, de Planejamento e Controle, de Construção Civil e de Saneamento.

Área de estruturas

Chust – Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado

Uma excelente introdução aos estudos de concreto armado, o famoso “livro do Chust” traz teoria, detalhamentos e exemplos de cálculo de vigas e lajes de maneira didática, mas bem detalhada.

Com figuras e desenhos, esse livro é ótimo para esclarecer detalhes que não ficaram bem entendidos ao longo dos estudos, ajudando bastante tanto quem trabalha na área estrutural quanto quem ainda está iniciando seus estudos.

Concreto Armado eu te amo (Volume 1)  –  Botelho

Com uma abordagem mais didática, os livros dos engenheiros Manoel Botelho e Osvaldemar Marchetti trazem o assunto do concreto armado de maneira direcionada aos estudantes e aos profissionais da construção.

Baseados na NBR 6118, é um livro bastante popular por ter linguagem simples e didática, servindo como porta de entrada para os temas das estruturas de concreto armado.

Concreto Armado – Eu te amo: com Comentários e Tópicos da NBR 6118/2014 Para Edifícios de Baixa e Média Altura (Volume 2) – Botelho

Completando a série Concreto Armado – Eu Te Amo, o volume 2 foca no dimensionamento estrutural de edifícios, também baseando-se na NBR 6118.

É importante destacar que não se trata de um livro denso, que não aborda os temas com tanta profundidade. Tanto o volume 2 como o volume 1 abordam questões que geram dúvidas – como determinação do traço do concreto, cálculo de vigas e blocos – de maneira mais simples e com linguagem menos rebuscada.

Área de orçamentos

Aldo Dórea – como preparar orçamentos de obras

Não dá pra pensar em construir sem antes preparar um orçamento para saber quanto gastar, se é viável ou não o projeto e, consequentemente, para tomar as decisões corretas.

O livro sugerido Como preparar orçamentos de obras de Aldo Dórea apresenta conceitos e informações necessárias para o cálculo correto dos custos da construção, desde o levantamento de quantidades e a composição de custos – com detalhamento de custos de mão de obra, materiais, equipamentos, custos indiretos e acessórios – contratações como terraplenagem, previsão de lucros e impostos, BDI, desbalanceamento e licitações. Além disso, o autor disponibiliza exemplos de cálculo e modelos de planilhas e formulários.

A obra tem uma linguagem precisa e objetiva e com bastantes ilustrações, facilitando o entendimento de estudantes e profissionais da construção civil.

Área de planejamento e controle

Aldo Dórea – Planejamento e controle de obras

Em se tratando de obra, tem que ter planejamento. São muitas equipes para coordenar, serviços para acompanhar, prazos para cumprir e providências para tomar em tempo hábil.

O livro Planejamento e controle de obras de Aldo Dórea apresenta, de forma lógica e de fácil compreensão, o passo a passo todo o roteiro para planejar uma obra e estabelecer prazos, custos e recursos por meio da metodologia PERT/CPM.

Começa com a identificação das atividades, definição das durações e precedências, e com a montagem de um diagrama de rede. Em seguida, o autor explica como identificar o caminho crítico, calcular folgas, determinar o cronograma e alocar recursos. Ademais, a obra aborda noções sobre abordagem probabilística, curva S, técnica de aceleração e linha de balanço, através de estudos de casos, muitos exemplos e dicas.

Área de construção civil

Trincas em edifícios – Ercio Thomaz

Capa do livro trincas em edifícios de Ercio Thomaz

O surgimento de fissuras em edifícios pode indicar riscos para a estrutura e o comprometimento do desempenho da obra. É fundamental identificar corretamente as causas e determinar o tratamento adequado.

Este livro apresenta de forma prática e didática as configurações mais típicas de fissuras e os principais conceitos envolvidos na prevenção e no diagnóstico de trincas, bem como na recuperação de componentes afetados.

Repleto de casos reais, exemplos fotográficos e ilustrações para melhor explicar os conceitos apresentados, a obra alia sólidos conhecimentos teóricos à vasta experiência prática do Autor e constitui valiosa referência para os engenheiros.

A técnica de edificar – Walid Yazigi

Escrito por um autor detentor de vasta experiência profissional, esse livro descreve todas as áreas que abrangem a construção de edifícios de médio porte. 

Divide-se em 21 capítulos correspondentes às fases da obra desde o levantamento topográfico do terreno até a responsabilidade sobre a edificação e sua gestão da manutenção.

A publicação tem como principal objetivo auxiliar o engenheiro a alcançar em suas obras um ótima qualidade.

Área de saneamento

Tsutiya – Abastecimento de água

Se você procura um livro completo sobre o tema, eis que “Abastecimento de água” do Milton Tsutiya te atenderá. 

O livro aborda desde a concepção de um Sistema de Abastecimento de Água (SAA), passando pelo cálculo do consumo, tipos de captação, traçado e dimensionamento de adutoras, estações elevatórias, redes de distribuição de água, controle e redução de perdas, ligações prediais e muito mais!

Além disso, toda compreensão do conteúdo é facilitada por muitas tabelas, figuras e exercícios resolvidos.

Von Sperling – Tratamento de esgotos

Para quem se interessa e/ou trabalha na área de saneamento básico, principalmente no que diz respeito ao esgotamento sanitário, essa é uma leitura obrigatória! 

O primeiro volume (Introdução à qualidade da água e tratamento de esgotos) aborda sobre os parâmetros de qualidade da água, características de águas residuárias, impacto do lançamento de efluentes nos corpos receptores e introdução sobre o tratamento de esgotos. 

Já no volume 2 (Princípios básicos do tratamento de esgotos) são abordados conceitos e princípios básicos associados aos diversos processos e sistemas de depuração de esgotos. Assim, a leitura compreende princípios da microbiologia do tratamento de esgotos; princípios da remoção de matéria orgânica; princípios de sedimentação e; princípios de aeração.

Todo esse conteúdo é fundamental para o entendimento dos diversos tipos de tratamento de efluentes (lodos ativados, UASB, lagoas de estabilização etc) e as vantagens e desvantagens da sua aplicação.


Essas foram algumas das nossas sugestões de leitura para você engenheiro(a), formado ou em construção! Existem muitas outras referências excelentes para os estudos de Engenharia Civil, então, não se limite a apenas esses. Pesquisar e explorar cada uma dessas áreas também faz parte da jornada de autoconhecimento do engenheiro civil, e ao longo dela você descobrirá suas áreas favoritas!

Sentiu falta de alguma referência? Já leu e gostou de algum desses livros? Comente aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.