Listas automáticas no Word

Olha só o que temos para você hoje: super dica de Word

Abordaremos o passo a passo de como obter legendas e listas automáticas, mantendo-as interligadas, e assim te ajudando a evitar trabalhos repetitivos e desnecessários. Se ainda não viu, leia também Otimize seus trabalhos no Word: Sumário automático e Estilos!

Documentos escritos em Word, dos mais simples aos mais complexos, podem apresentar listas diversas tais como de figuras, de tabelas, de quadros, de gráficos e tantas outras. Desse modo, quando esse processo é automatizado mais tempo ganhamos ao realizar nosso trabalho! Assim, utilizaremos o Word 2019 para ilustrar as explicações, mas elas se aplicam a todas as versões mais recentes.

Legendas automáticas 

Inicialmente, devem-se inserir as legendas a partir da aba de Referências ou clicando com o botão direito no objeto – imagem, tabela, gráfico – e escolhendo a opção “Inserir Legenda”. Veja as imagens a seguir!

Ao clicar em “Inserir Legenda”, é possível observar os campos para preenchimento conforme imagem abaixo.

Em “Legenda” escreve-se a legenda desejada, ou seja, o título do objeto. E em “Rótulo”, escolhe-se o tipo de item que se deseja nomear (figura ou tabela, por exemplo). É possível também definir a posição desse rótulo – Acima do item selecionado ou Abaixo do item selecionado. 

Ainda pode-se criar um novo rótulo clicando em “Novo Rótulo” e nomeando-o. Veja a imagem a seguir. Caso deseje excluir o rótulo, é só clicar em “Excluir Rótulo”, especificado na imagem acima.

A opção de “Numeração” é destinada para a escolha do formato de numeração apresentado no início da legenda, como algarismos arábicos, romanos ou ainda como letras em ordem alfabética (maiúsculas ou minúsculas). 

Nessa seção, ainda é possível incluir o número do capítulo onde a figura está inserida. Para isso, define-se o estilo de texto com que o capítulo inicia e qual separador será usado (hífen, ponto, dois pontos ou travessão). Lembrando que para reconhecer essa funcionalidade o estilo do título deve ser um dos padrões fornecidos pelo Word. 

Por fim, existe a opção “AutoLegenda” que consiste em adicionar automaticamente uma legenda ao inserir um elemento, seja do Excel, Word, PDF, entre outros, a depender da versão do seu Word. 

A seguir, tem-se um exemplo de legenda, com rótulo de figura e na posição acima do item selecionado, nomeada de “Logotipo do canteiro.”.

Além disso, configurando suas legendas corretamente é possível usar a ferramenta “Referência Cruzada”. Com ela você pode criar links automáticos dentro do próprio texto, permitindo que as referências do tipo “Figura 1” ou “Tabela 4” sejam atualizadas automaticamente!

Lista automática

Para inserir sua lista automática você só precisa ir até a aba Referências e clicar em “Inserir Índices de Ilustrações”, de acordo com a imagem a abaixo.

Em seguida, é realizada a configuração da sua lista. A definição do elemento apresentado em sua lista (figura, legenda, gráfico…) será definido em “Geral” > “Nome da legenda”. Na imagem em questão, teremos uma lista de Figuras! Além disso você poderá configurar o que aparecerá ou não na sua lista (número de página, hiperlink, nome e número da legenda), bem como qual será o preenchimento da tabulação (usualmente são pontos).

Como pode ser visto, o menu “Modificar” das listas é idêntico ao dos estilos de texto. Pode-se utilizar o padrão fornecido pela Microsoft ou você pode personalizar sua lista de forma semelhante ao de um estilo de texto, (como explicado no post Otimize seus trabalhos no Word: Sumário automático e Estilos). Nesse menu, é possível customizar os detalhes de como sua lista será apresentada: espaçamento, fonte, recuo e outras opções.

Um exemplo de Lista de Figuras pode ser visto na imagem a seguir.


Ou seja, o Word tem várias ferramentas legais para que se possa perder menos tempo com tarefas repetitivas e deixar o texto mais organizado. Por isso, é sempre bom praticar e explorar todas as opções disponíveis!

Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Fale conosco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.