Otimize seus trabalhos no Word: Sumário automático e Estilos

Você faz Sumário manualmente? Conhece alguém que passa horas para elaborar colocando aqueles pontinhos até chegar na numeração? E quando atualiza algo no texto fica perdido para procurar a página novamente? Então continue lendo e compartilhe, pois o artigo de hoje vai mudar sua vida!

Esta leitura contempla como inserir Sumários automaticamente no Word, como atualizá-los sem complicação e como configurar um item indispensável nesse processo: o Estilo do seu texto!


Primeiro passo: crie seus Estilos!

A ferramenta Estilo é indispensável na hora de otimizar a formatação do seu texto e configurar de forma automática seu Sumário e listas em geral. Não é à toa que ela já está disposta na Página Inicial do programa! Assim, traz ganho de produtividade e reduz o retrabalho nos próximos documentos criados.

Estilo no Word caracteriza-se por conjunto de formatações ao qual se atribui um nome, para que ao longo da escrita seja utilizado e modificado conforme se deseja. Por exemplo, se você quiser aumentar o tamanho da letra de um determinado tipo de texto e este está configurado no mesmo Estilo, basta personalizar o Estilo e seu trabalho estará atualizado!

O Word já fornece alguns Estilos próprios e pré-formatados, assim, você poderá aplicá-los selecionando o texto desejado e clicando no Estilo correspondente. No entanto, aqui ensinaremos como explorar as opções de formatação de novo Estilo ou modificar Estilo existente.

Todas as figuras estarão de acordo com a versão 2019 do programa, porém as opções tendem a ser semelhantes com variação apenas do layout.

Primeiramente, deve-se estar no menu Página Inicial e clicar na ferramenta Estilo e, em seguida, em Criar um Estilo. Ou pode-se clicar com o botão direito do mouse no Estilo existente e depois em Modificar.

A opção de Criar um Estilo está localizada na caixa de estilos, na aba inicial do Word.

A aba que se abrirá será intitulada “Criar Novo Estilo a Partir da Formatação” e nela serão apresentadas as configurações mais simples e usuais de um Estilo.

A primeira delas se chama Propriedades e contêm:

  • Nome do Estilo: insere-se o nome desejado. Para deixar sua lista de estilos mais organizada, é interessante nomear de acordo com o uso: “Título 01” para os estilos de título de uma seção, ou “Normal” para os conteúdos escritos em uma seção.
  • Tipo de estilo: comumente utiliza-se “Vinculado (parágrafos e caracteres)”, para que possam ser realizadas configurações tanto de texto quanto de recuos e espaçamentos, entre outros.
  • Estilo baseado em: você pode escolher se basear em um estilo existente e fazer apenas algumas alterações. Aqui é interessante já utilizar como base algum dos estilos do Word, facilitando seu trabalho depois!
  • Estilo do parágrafo seguinte: assim que você pressionar “enter” no próximo parágrafo o Estilo estará conforme escolhido.
Dentro da janela de criar um estilo, no botão Formatar encontram-se várias opções específicas para seu estilo.

Em seguida estão as configurações de Formatação, onde poderá ser formatada a fonte do texto, o seu tamanho, o seu estilo (negrito/itálico/sublinhado), a sua cor, o seu alinhamento, o espaçamento entre linhas e entre parágrafos, e os recuos correspondentes.

Logo abaixo você poderá escolher se quer que seu Estilo seja adicionado à galeria de Estilos Rápidos e atualizado automaticamente e se deseja salvar o Estilo apenas neste documento ou em novos documentos baseados neste modelo.

Ainda na imagem acima, você pode acessar o item Formatar, onde se encontram diversos itens que poderão ser ajustados de maneira mais refinada:

  • Fonte
  • Parágrafo
  • Tabulação
  • Bordas e sombreamento
  • Idioma
  • Quadro
  • Numeração e marcadores
  • Teclas de atalho
  • Efeitos de texto

Porém, aqui vamos abordar apenas as formatações de Fonte, Parágrafo e Numeração, que são aqueles mais importantes para o seu texto!

  • Fonte: neste item é feita a formatação comum do Word através da escolha da fonte e seu estilo (normal, itálico, negrito e negrito itálico), do tamanho, da cor, dos efeitos e de configurações avançadas.
A formatação de fonte é muito usual à que estamos acostumados, mas sua janela traz mais opções que devem ser consideradas no seu estilo.
  • Parágrafo: você pode determinar como será o alinhamento do texto (esquerda, centralizada, direita e justificada), o recuo com relação às margens e os espaçamentos antes e depois e entre linhas. Além disso, podem ser feitas configurações de Quebras de linha e de página.
Na janela de Parágrafo estão inseridas as configurações essenciais para formatá-lo.
  • Numeração e marcadores: aqui pode-se personalizar tanto o formato da numeração e dos marcadores, quanto a hierarquia deles no texto.
Na janela de Numeração e Marcadores estão localizadas as opções usuais, mas um novo formato também pode ser criado.

O mais importante, além disso tudo, é abrir o seu Word e experimentar essas configurações na prática! São muitas opções para deixar o texto do seu jeito, assim, explorar e aplicar é a melhor maneira de aprender.

Agora, automatize seu Sumário!

O Sumário é item indispensável na maioria dos relatórios, trabalhos acadêmicos e memoriais descritivos e de cálculo. Nele são indicadas as páginas dos Capítulos/Títulos/Subtítulos existentes no seu trabalho.

Para aqueles que necessitam seguir as normas da ABNT, a NBR 6027:2012 especifica os princípios gerais para elaboração de sumários em qualquer tipo de documento.

Para inserir um Sumário, você irá no menu Referências e escolherá uma das duas opções de Sumário automático. Nelas, aparecerão no seu Sumário apenas os textos com Estilo configurados como Título 1, Título 2 e Título 3.

Pode-se utilizar os Sumários Automáticos do próprio Word dentro da aba Referências, mas seu sumário automática também pode ser personalizado.

No entanto, você poderá personalizar seu Sumário e adicionar mais níveis de Títulos, além de formatações do texto e espaçamentos como aquelas pontuadas na explicação sobre Estilos. Essas configurações poderão ser exploradas nas telas exibidas a seguir.

Na janela de Personalização do Sumário, há menus para selecionar Opções e Modificações para aquele sumário.

Na tela de Opções de Sumário estão as configurações dos Estilos associados aos níveis indicados. Se você criou Estilos personalizados anteriormente, eles aparecerão aqui nessa lista para que sua hierarquia no sumário seja definida.

Dentro das opções do Sumário, podem ser selecionados quais Estilos de Textos correspondem a quais níveis no índice.

Clicando no botão Modificar, você pode acessar a personalização dos Estilos de cada nível do Sumário. Aqui, pode-se alterar a maneira que o nível é apresentado no seu Sumário, utilizando um menu idêntico à Criação de um novo Estilo.

Na Janela Estilo, o botão modificar, no canto inferior direito abre opções de personalização visual do Sumário.
A janela de modificação do Sumário é bem similar à de criação de estilo, com opções específicas relevantes.

Agora, se você inseriu novas informações no seu documento e deseja atualizar o Sumário é simples: basta selecioná-lo e pressionar F9. Daí, o software vai te perguntar se você deseja apenas atualizar o número de páginas ou o índice inteiro (insere novos títulos). Com isso, seu Sumário estará finalizado!


Alguma dúvida sobre como criar seu Estilo? Ou como inserir e personalizar o seu Sumário automático? Fale conosco por aqui ou em alguma de nossas redes sociais!


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